Para acessar todo o conteúdo de GaúchaZH, acesse aqui e assine por apenas R$ 4,90/mês nos primeiros seis meses.
A delegação do Arsenal está nos Estados Unidos, onde o time enfrenta o Bayern de Munique nesta quinta-feira (18), em Los Angeles, pela Copa Internacional dos Campeões, torneio amistoso que faz parte da pré-temporada europeia. Por lá, a questão das contratações entrou de vez na pauta do clube inglês.
Na entrevista coletiva da quarta-feira (17), o técnico Unai Emery foi perguntado sobre os reforços para a temporada. A resposta foi direta:
— Nossa meta é conseguir três ou quatro jogadores para realmente melhorar nosso time. Estamos falando sobre a possibilidade de contratar atletas muito grandes, muito caros. O primeiro jogador da nossa lista é o primeiro alvo. Depois, se não pudemos ter esse profissional, tentamos trazer o segundo, mas pensando sempre que eles vão melhorar o nosso time.
Os jogadores que estão na mira são os seguintes: Wilfried Zaha (atacante, do Crystal Palace), Kieran Tierney (lateral-esquerdo, do Celtic), William Saliba (zagueiro, do Saint-Étienne) e Dani Ceballos (meia, do Real Madrid).
A confirmação da proposta do Arsenal por Everton depende de um fator, que é a definição da situação que envolve Wilfried Saha. O atacante, titular da seleção da Costa do Marfim, tem 26 anos e experiência de Inglaterra. Começou ainda nas categorias de base do Crystal Palace, esteve no poderoso Manchester United, voltou ao Palace, e na última temporada fez 10 gols em 36 jogos.
O primeira proposta do Arsenal por Zaha foi de 40 milhões de libras (cerca de R$ 190 milhões). O valor foi recusado pelo Crystal Palace, e o acerto parece pouco provável. Por isso o nome de Everton cresceu nos últimos dias.
Esse é o detalhe que falta para a confirmação da oferta ao Grêmio. Sem Zaha, Everton é o nome. Sobre o valor, o parâmetro é a negociação com o Crystal Palace. Especialistas consultados pela coluna tem convicção de que a primeira proposta, se for confirmada, será por um valor um pouco menor do que os 40 milhões de libras da primeira opção.