Pelo calendário divulgado pela Conmebol, os jogos do Grêmio contra o Libertad-PAR, pelas oitavas de finais da Libertadores, não serão transmitidos pela TV. Marcados para os dias 25 de julho e 1° de agosto, duas quintas-feiras, os confrontos fizeram parte de sorteio entre todas as detentoras de direitos, sendo definidos para transmissão digital.
O contrato assinado pela entidade prevê que, às quintas, o Facebook tem exclusividade na veiculação das partidas.
A questão é que existe uma pressão para modificar esta situação. Em abril, Fox Sports e Facebook chegaram a um acordo, e os jogos das quintas passaram a ser exibidos também na TV fechada. O acerto, no entanto, vale apenas para os países de língua espanhola. O Brasil ficou de fora desta alteração contratual. Só que a tentativa de incluir o Brasil no acordo ainda existe.
Mesmo que a possibilidade seja pequena, o esforço será feito. No entanto, nos bastidores, esta chance é considerada remota. A definição está prevista para ocorrer até o início de junho.
A transmissão exclusiva em plataforma digital, às quintas-feiras, vai até as quartas de final da Libertadores. Nas semifinais, as partidas serão veiculadas também em TV aberta e TV fechada. O mesmo vai ocorrer na final com jogo único, em Santiago.
O contrato entre Conmebol e Facebook vale até 2022. Os jogos do Grêmio contra o Libertad terão transmissão da Rádio Gaúcha e acompanhamento em tempo real por GaúchaZH.