Leonardo Gomes, o único titular que começou o Gre-Nal 418, decidiu o clássico. Com outra boa atuação, marcou o gol da vitória do Grêmio. Aos 22 anos, vive um momento de afirmação no clube.
Mas no começo não foi bem assim. Contratado em janeiro de 2017, teve uma primeira temporada complicada, sem tantas oportunidades. Vindo do pequeno Boa, de Minas Gerais, onde foi campeão da Série C em 2016, viveu uma primeira temporada de adaptação, natural para um atleta que vivia outra realidade.
Na época, a contratação, uma aposta do auxiliar técnico Alexandre Mendes, foi feita pelo então vice de futebol, Odorico Roman. Sem tantos recursos, a ideia foi buscar justamente um jogador com potencial de crescimento. Leonardo Gomes custou cerca de R$ 1 milhão por 70% dos direitos econômicos, pagos de forma parcelada. Um custo baixo para o retorno que já deu.
Em 2019, o lateral disputou todas as partidas do Grêmio. Afirmado na posição, deverá continuar como titular, mesmo com a recuperação de Léo Moura e a chegada de Galhardo. Este é o legítimo caso da contratação pouco badalada que deu certo.