A Libertadores de 2019 mal começou e já tem uma grande confusão. A Conmebol precisou divulgar uma nota oficial explicando irregularidades nas inscrições de 21 equipes, incluindo também a Copa Sul-Americana.
No comunicado, a entidade informa quais são os clubes com problemas nas inscrições fora do prazo. Entre os brasileiros, estão Atlético-MG e São Paulo (Libertadores) e Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians e Chapecoense (Copa Sul-Americana).
A entidade encaminhou o caso para o Tribunal de Disciplina, que agora vai analisar a situação. Enquanto isso, as competições continuam normalmente.
Pelo que se comenta nos bastidores da Conmebol, em todos os casos houve um atraso no envio das listas com os nomes dos atletas destes 21 times. Mas a responsabilidade foi também das confederações. Em algumas situações, como no Chile, a confederação já assumiu a sua responsabilidade. Isto porque a lista vai primeiro para a federação local.
Justamente por isso, a tendência é de aplicação de multas nos responsáveis, sem risco de perda de pontos ou eliminação de algum clube.
No caso da dupla Gre-Nal, ainda não houve necessidade de apresentar a lista de inscritos. Os dois times tem estreia marcada para seis de março. O Grêmio contra o Rosario Central e o Inter contra Palestino ou Talleres.