O ano de 2019 deve marcar uma alteração profunda na divisão das cotas de TV do Campeonato Brasileiro. Além do novo modelo, com 40% da quantia repartida de forma igualitária entre os clubes, 30% por exibição na grade e 30% referentes à colocação final na competição, existe uma outra grande novidade: mudou a forma de distribuição dos valores do pay-per-view. E olha que estamos falando de R$ 650 milhões.
Até 2018, a divisão era feita pela pesquisa de torcidas no Brasil, e Flamengo e Corinthians ficavam com a maior parte do dinheiro. O detalhe é que a alteração poderá mexer com este resultado. O que vale agora é o censo sobre todos os cadastros registrados com os clubes de preferência no aplicativo do Premiere.
Ou seja, um clube pode ter 30% da torcida brasileira, mas se tiver 15 % de assinantes cadastrados no app, vai ganhar 15% dos R$ 650 milhões de cota. E o mesmo vale ao contrário. Um clube pode não ter uma torcida tão grande, mas se os fãs se mobilizarem na hora do cadastro, a fatia destinada para esta equipe será maior.
Para se ter uma ideia, se o Grêmio ou o Inter atingir o percentual de 10%, o clube terá direito a R$ 65 milhões dos R$ 650 milhões, o que dá R$ 5,4 milhões por mês. Então não basta assinar, é preciso se identificar no aplicativo como torcedor do seu clube.
O que vale a partir de agora é o engajamento de cada torcida. Esta será a palavra mágica.
Mas atenção para dois detalhes importantes: para o ano de 2019, a data limite de cadastro é 31 de maio. Este será o prazo final para saber quanto cada clube vai ganhar.
Outro ponto fundamental é o percentual mínimo de cadastros para a mudança entrar em vigor. É preciso que pelo menos 25% do total de assinantes registre o seu time no aplicativo até 31 de maio. Caso contrário, neste ano ainda vai valer a pesquisa de torcidas, e aí o novo sistema fica para 2020.
Por isso, fique atento. O torcedor poderá fazer o seu clube ganhar mais dinheiro. E as próximas semanas serão de muitas campanhas pelo Brasil, em um assunto que vai ter ampla repercussão.
O Grêmio, inclusive, largou na frente, com uma mensagem do presidente Romildo Bolzan em um vídeo pedindo o apoio da torcida.