As férias de Renato começaram agitadas no Rio de Janeiro. Ao preferir ficar na praia e aparecer na Granja Comary apenas no terceiro dia do curso para receber a Licença PRO da CBF Academy, o técnico provocou um debate sobre a necessidade do período de estudos exatamente na época de descanso.
O curso é obrigatório para os profissionais, de acordo com o programa de licenciamento da CBF, e é realizado em quatro módulos. Até agora, Renato não concluiu nenhum, e já avisou que só deve aparecer em um dia desta semana em Teresópolis, onde as atividades estão ocorrendo.
Dessa maneira, o técnico do Grêmio não será aprovado durante este mês de dezembro, e não terá, pelo menos por enquanto, o certificado que os técnicos participantes irão receber. Mas isso não significa que Renato será proibido de trabalhar em 2019.
Pelo contrário, ele está costurando um acordo com a CBF e terá a tranquilidade para exercer a sua função. Porém, para isso, precisará cumprir algumas determinações durante o ano que vem.
Todas as faltas de dezembro terão que ser compensadas em algum momento. A entidade não vai abrir mão disso. O curso, que custa R$ 19 mil, tem aulas presenciais e à distância. Portanto, Renato poderá aproveitar muito bem as suas merecidas férias. Mas depois terá que compensar as atividades perdidas para receber a fundamental Licença Pro.