Em 2017 o calendário foi apertado, e o Grêmio teve pouco tempo entre a final da Libertadores e a viagem para o Mundial dos Emirados Árabes. O título da Libertadores foi comemorado no dia 29 de novembro em Lanús. No dia três de dezembro, em Belo Horizonte, o grupo de transição foi utilizado na última rodada do Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG, e no dia seis de dezembro o grupo principal embarcou para os Emirados Árabes para a disputa do Mundial.
Pois em 2018, o calendário reserva uma surpresa que vai tornar a situação ainda pior. Se um brasileiro for campeão da Libertadores, e o Grêmio está na briga, vai ter que abrir mão das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.
Isto porque o Mundial, de novo nos Emirados Árabes, começa antes do final do Brasileirão. Ou seja, quem ganhar a Libertadores vai ter que viajar para o Oriente Médio antes mesmo do final da competição nacional. Também por isso é impossível exigir todos os títulos da temporada. Confira o calendário:
Libertadores- final no dia 28/11
Campeonato Brasileiro - última rodada no dia 9/12
Mundial - começa no dia 6/12 (campeão da Libertadores joga a partir da semifinal no dia 12/12, mas precisa viajar com antecedência pela necessidade de adaptação ao fuso horário )
A única notícia boa é que em 2018 a Copa do Brasil termina antes. A final está programada para 17 de outubro.