Os ex-jogadores do Grêmio que viraram treinadores estão em alta no Paraguai. O Guaraní, clube tradicional do país, 11 vezes campeão nacional, e um dos três times, ao lado de Olimpia e Cerro Porteño, que nunca foi rebaixado para a segunda divisão do país, está procurando novo técnico para o lugar de Sebastían Saja, que se demitiu no início de abril.
O ex-goleiro gremista não conseguiu bom resultados por lá na sua nova função. Pois agora o Guaraní está de olho em outros dois profissionais com passagem pelo Grêmio.
O primeiro é por enquanto apenas um sonho. Arce, campeão da Libertadores em 1995 pelo tricolor, acaba de deixar o comando da seleção paraguaia depois de uma campanha decepcionante nas eliminatórias para a Copa da Rússia. O técnico pretende continuar no país, mas seu padrão salarial é considerado fora da realidade.
O outro nome especulado pela imprensa paraguaia é o de Sergio Orteman. O uruguaio teve passagem pelo Olímpico em 2007. Meia de muita raça, não conseguiu se firmar como desejava. Teve destaque no Olimpia, jogou no próprio Guaraní, e em grandes clubes como Boca Juniors e Peñarol. Atualmente é técnico do Sportivo San Lorenzo, da segunda divisão do Paraguai.
O anúncio do novo comandante deve ocorrer em breve.