O atacante Walter foi anunciado oficialmente como reforço do CSA, de Alagoas, para a Série B do Campeonato Brasileiro. Esta parece ser a realidade de um jogador que tem apenas 28 anos, mas está em declínio na carreira.
E olha que ele surgiu como uma grande promessa. Ainda nas categorias de base, era presença constante na seleção brasileira. Quando teve as primeiras oportunidades no Inter, mostrou uma incrível capacidade de conclusão. Marcou gols, mas os problemas começaram. Com a balança e com o relacionamento com o então técnico Jorge Fossati. Do Beira-Rio, o destino foi o tão sonhado futebol europeu para jogar no Porto.
Lá teve poucas oportunidades, e aí começaram os empréstimos. Primeiro para o Cruzeiro, depois para o Fluminense. Até 2015, Walter ainda despertava o interesse dos grandes clubes brasileiros. Mas com poucos gols e a balança sempre marcando mais de 100kg, o patamar das equipes foi caindo.
Na sequência, o atacante passou por Goiás e Atlético-PR. Depois do Atlético Goianiense foi para o Paysandu. E parece que ele não consegue mais sair da Série B.
A apresentação no CSA será neste sábado, antes da estreia contra o Goiás. Walter chega com status de estrela. Será importante para tentar a retomada. Mas não deixa de ser uma pena ver um jogador com potencial de seleção brasileira não conseguir sair da segunda divisão.