A arbitragem cometeu um erro importante no empate em 1 a 1 entre Grêmio e Estudiantes. Estou falando de um pênalti não marcado para a equipe argentina quando o jogo estava zero a zero. Rodrigo Ely deu um pisão no pé de Javier Correa dentro da área.
O árbitro Esteban Ostojich considerou o lance normal e o VAR Christian Ferreyra não interferiu na decisão do campo.
Tenho dito de forma insistente que há uma grande dificuldade na utilização do VAR em jogos de competições da Conmebol. Sempre falamos que o árbitro de vídeo tem problemas no futebol brasileiro, mas creio que ainda estamos à frente na comparação com o continente.
A falta de critérios e de padrão é muito grande. Além disso, existem lances que deixam em dúvida a compreensão do protocolo. Está muito longe do ideal.
É claro que estamos falando de uma situação pontual de um jogo que valia muito pouco porque o Estudiantes já estava eliminado e o Grêmio já estava classificado. No entanto, em um momento mais decisivo, a polêmica pode ser grande e os problemas também.
A boa notícia sobre o desempenho do árbitro uruguaio no jogo realizado no Couto Pereira foi a condução disciplinar. Até porque Ostojich é bastante experiente e não costuma ter dificuldades para controlar as partidas que apita.