"Eu tenho uma boa e uma má notícia". Essa frase é clássica e pode ajudar a resumir a arbitragem do Gauchão 2023.
Vou começar pela parte desagradável da informação. A má notícia é que os árbitros tiveram muitos problemas na fase classificatória da competição. Os erros foram recorrentes, causaram polêmica e tiveram impacto em resultados.
Só que também há uma parte positiva a ser destacada. Uma das boas notícias do apito do Rio Grande do Sul em 2023 está na afirmação de Rafael Klein. O jovem árbitro de 32 anos manteve o alto nível de atuações nos jogos comandados.
Fruto disso, Klein acabou sendo escalado para o jogo de ida da fase semifinal entre Ypiranga x Grêmio, neste domingo (19), às 16h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
A escala é merecida para um árbitro que alcançou a elite do futebol gaúcho nos últimos anos e também buscou espaço importante no cenário brasileiro com escalas em jogos de Copa do Brasil e também nas principais divisões nacionais.
Klein contará com o auxílio do VAR neste confronto decisivo. Os responsáveis pelo recurso eletrônico são de fora do Rio Grande do Sul. O árbitro de vídeo principal será Wagner Reway, que atua pelo estado da Paraíba. O outro integrante da cabine é Cleriston Clay Barreto Rios, que vem do Sergipe.
Dentro de campo, os demais integrantes da equipe de arbitragem são todos gaúchos. Os assistentes de Rafael Klein serão André Bitencourt e Juarez de Mello Júnior. O juiz reserva será Lucas Horn.
Ypiranga x Grêmio
- Semifinal (ida) - Domingo - 16h - Colosso da Lagoa - Erechim
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
- Assistente 1: André Bitencourt
- Assistente 2: Juarez de Mello Júnior
- 4º árbitro: Lucas Horn
- VAR: Wagner Reway (PB)
- AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)