O fato que mais chamou atenção nas primeiras partidas do Grêmio no Gauchão foi, disparado, a presença de Suárez. Deixando isso de lado e olhando apenas para as questões de arbitragem, acredito que ninguém será capaz de discordar que o principal assunto nas rodadas iniciais da competição foi a cera feita pelos jogadores do Brasil-Pel na Arena.
Não há dúvidas de que a partida do Tricolor contra o time de Pelotas gerou o maior debate em torno da atuação de uma equipe de arbitragem até agora. O confronto da segunda rodada do campeonato foi muito difícil de ser apitado, principalmente depois da expulsão — correta — de Rone.
Isso porque o Brasil-Pel não apenas desistiu de jogar, mas fez de tudo para que o jogo não acontecesse a partir do momento em que ficou com um homem a menos. Considero praticamente impossível que qualquer árbitro consiga forçar uma equipe a jogar futebol quando ela não quer. O detalhe é que a cera do time de Pelotas veio em forma de "lesões" ou "dores" sentidas pelos jogadores.
Com isso, o árbitro Wagner Echevarria não tinha como advertir os atletas que necessitavam de atendimento médico. Por outro lado, ele precisava ser rigoroso com o tempo de acréscimo. E foi. O juiz demonstrou coragem para sinalizar 12 minutos além do tempo regulamentar. Apesar da polêmica e das insistentes tentativas dos jogadores de desafiar a autoridade em campo, a arbitragem acabou fazendo o que estava ao alcance para coibir o "antijogo".
Os outros dois jogos do Grêmio no Gauchão tiveram menor exigência. O principal fato da estreia contra o Caxias, no Centenário, foi o pênalti bem marcado em cima de Bitello. Essa foi apenas uma das decisões corretas de Jean Pierre Lima na partida. Já o confronto mais recente, contra o São José, foi o mais tranquilo dos três. Douglas Silva teve atuação segura.
1ª rodada - Caxias 1 x 2 Grêmio
- Árbitro: Jean Pierre Lima
- Assistente 1: Michael Stanislau
- Assistente 2: Maíra Moreira
- 4º árbitro: Sérgio Moraes
2ª rodada - Grêmio 1 x 0 Brasil-PEL
- Árbitro: Wagner Echevarria
- Assistente 1: Gustavo Schier
- Assistente 2: Mateus Olivério Rocha
- 4º árbitro: Marcello Neto
3ª rodada - São José 0 x 1 Grêmio
- Árbitro: Douglas Silva
- Assistente 1: Claiton Timm
- Assistente 2: Conrado Berger
- 4º árbitro: Matheus Souza Costa