Mais um Gre-Nal para Leandro Vuaden. O clássico que decide o campeão do Gauchão 2021 será o 15º na carreira do mais experiente árbitro do futebol gaúcho. É o juiz em atividade que mais esteve no comando do confronto entre Grêmio e Inter.
Naturalmente, isso coloca Leandro Vuaden em uma condição importante quando olhamos para a história que envolve o apito do Gre-Nal.
Apenas três árbitros superam Vuaden na lista dos que mais apitaram o clássico. O recordista absoluto é Carlos Martins, que esteve à frente de 25 Gre-Nais entre 1977 e 1991. Em segundo lugar, aparece Agomar Martins, com 23 clássicos entre 1964 e 1977. O terceiro do ranking é mais recente. Estamos falando de Carlos Simon, que apitou 19 Gre-Nais entre 1995 e 2010.
Finalmente, em quarto lugar, aparece Leandro Vuaden com 14 confrontos comandados. O décimo quinto está por vir.
Aos 45 anos, Vuaden já alcançou marcas importantes no clássico gaúcho, mas tem um bom tempo pela frente. Deve seguir trabalhando até os 50 anos. Para se tornar o árbitro com mais Gre-Nais na história precisará trabalhar em pelo menos mais 10 clássicos nos próximos anos.
Mesmo que não chegue ao topo, Vuaden já está marcado na história do maior clássico do futebol brasileiro.
Gre-Nal 432
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistente 1: Rafael Alves
Assistente 2: Mauricio Penna
4º árbitro: Vinicius Amaral
5º árbitro: Jorge Eduardo Bernardi
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
AVAR: Anderson da Silveira Farias
AVAR 2: Tiago Kappes Diel