Anderson Daronco apita o primeiro Gre-Nal no Beira-Rio. Leandro Vuaden comanda o segundo na Arena do Grêmio. Não houve surpresa na escala de arbitragem por um simples motivo. Não havia qualquer justificativa para um cenário diferente. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) está colocando o que há de melhor nas duas principais partidas do Gauchão.
Daronco está chegando ao oitavo Gre-Nal da carreira. O retrospecto indica três vitórias do Grêmio, três empates e uma vitória do Inter. Já é uma bagagem considerável do juiz da Fifa, que entra para a lista dos 15 árbitros que mais comandaram o clássico. A FGF manteve o critério de trazer o responsável pelo VAR de fora do Rio Grande do Sul. O paranaense Adriano Milczvski será o árbitro de vídeo principal no clássico.
Já Vuaden, o sorteado para o comando do segundo jogo, está chegando ao décimo quinto Gre-Nal da carreira. Apitou sete vitórias do Inter, cinco empates e duas vitórias do Grêmio.
Daronco é o único árbitro Fifa do Rio Grande do Sul na atualidade. Vuaden é o mais experiente, além de ter sido eleito o melhor árbitro do último Brasileirão.
Os Gre-Nais que apontarão o campeão do Gauchão 2021 estão em ótimas mãos. A expectativa é de que a competição seja encerrada com alto nível de atuações da arbitragem nas decisões.