O gol que garantiu a vitória por 2 a 1 do Sport contra o Inter mostrou um erro inaceitável em uma partida com uso do VAR. Não falo de um erro cometido pela arbitragem, mas de um equívoco cometido pela própria equipe colorada na partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão.
O goleiro Marcelo Lomba e outros jogadores do sistema defensivo simplesmente pararam e abandonaram a disputa para reclamar que a bola saiu pela linha de fundo. Eles só esqueceram de um detalhe bem importante: o jogo só para quando o árbitro apita.
Em tempos de árbitro de vídeo, os jogadores devem ter total atenção a este detalhe. Sempre se deve jogar primeiro e, se for o caso, questionar a arbitragem apenas depois do desfecho da jogada.
Parar e desistir de um lance capital é uma aposta muito alta, que pode se tornar irreversível se as coisas não forem bem calculadas.
Sobre o lance em si, alguns aspectos precisam ser considerados para saber se a bola saiu ou não saiu. O primeiro deles é que não é possível cravar com 100% de certeza se a bola saiu ou não, de acordo com as imagens apresentadas pela televisão.
Isso porque há um momento em que a bola sobe tanto que foge do enquadramento da câmera. Sobre isso, é bom dizer que sempre que o árbitro de vídeo não tiver um ângulo capaz de provar que houve um erro do juiz principal, a decisão do campo sempre será mantida.
O que é possível afirmar com as imagens disponíveis é que em todas as cenas em que a bola está enquadrada, ela está em jogo.
Outra situação que chama atenção é que o bandeira Ivan Carlos Bohn estava muito bem posicionado. Ele correu na linha de fundo e estava no melhor lugar possível para tomar a melhor decisão. O repórter André Silva, da Rádio Gaúcha, estava no Estádio Beira-Rio e teve a mesma percepção posicionado nas cadeiras atrás do assistente.
Com tudo isso, mais as imagens que há à disposição e a falta de qualquer ângulo que aponte a mínima evidência de que a decisão da arbitragem possa estar errada, minha opinião não pode ser outra. Deve estar de acordo com a validação do gol como um acerto.