Um reprovado e 14 aprovados. Esse foi o resumo do teste físico para os árbitros que estarão em campo no Gauchão 2020 a partir da próxima semana. A prova foi realizada na manhã desta quarta-feira (15) na pista de atletismo da UFRGS. Os homens o apito precisaram encarar o forte calor, que chegou perto da casa dos 35 graus, para realizar 40 corridas de 75m com recuperação ativa de 25m de caminhada, além de outros seis tiros de 40m.
A única baixa na arbitragem da Letra A — que estão aptos à função de juiz principal no Gauchão — foi David Baquini. O juiz de 39 anos começou o teste em uma das primeiras baterias, mas acabou abandonando a pista por conta de dores no quadril. Ele terá a possibilidade de realizar a prova novamente no dia 14 de fevereiro. Caso seja aprovado no reteste, estará liberado para atuar nos jogos do segundo turno do Gauchão.
Também realizaram o teste físico os árbitros da categoria B, que podem desempenhar a função de juiz reserva na competição estadual, e os da Letra C, que ainda estão nos primeiros anos da carreira e só entram em campo nas demais competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Nesta quinta-feira (16), será a vez dos bandeiras entrarem na pista para provas semelhantes.
Em 2020, a lista de árbitros do Campeonato Gaúcho foi reduzida com as saídas de Marcelo Cavalheiro e Peterson Regert, que retornaram para a categoria B. Com isso, apenas 15 nomes estão aptos para as partidas do Gauchão.
Quem foi aprovado no teste físico:
Anderson Farias
Anderson Daronco
Daniel Bins
Daniel Soder
Douglas Silva
Eder Zanella
Eleno Todeschini
Érico Andrade
Jean Pierre Lima
Jonathan Pinheiro
Leandro Vuaden
Lucas Horn
Roger Goulart
Vinicius Amaral