Leandro Vuaden apita o primeiro Gre-Nal decisivo do Gauchão. O jogo de volta será comandado por Jean Pierre Lima. O sorteio de arbitragem também teve o nome de Anderson Daronco, que ficou de fora dos clássicos. Inter e Grêmio jogam no Beira-Rio, neste domingo (14), às 16h, e na Arena, na quarta-feira (17), às 21h30min.
Vuaden é o mais experiente do Gauchão. Aos 43 anos, ele não esconde a condição de "vovô" do apito. O retrospecto confirma isso com sobras. O juiz natural de Roca Sales esteve envolvido em 11 das últimas 15 decisões do Rio Grande do Sul. Já em fase final da carreira, não se pode descartar que a temporada 2019 marque a despedida de Leandro Vuaden dos gramados. Se isso se confirmar, nada melhor do que uma grande atuação para começar a fechar os trabalhos em grande estilo.
A escala para o jogo de volta terá Jean Pierre Lima, que foi colocado de última hora no sorteio. Em reconhecimento ao bom desempenho do juiz, o presidente da FGF Francisco Novelletto definiu a presença dele na disputa para o apito dos confrontos. A medida faz justiça, pois Jean Pierre já provou em campo que merece essa confiança. Será a primeira decisão de título de Gauchão na carreira dele, embora já tenha três Gre-Nais no currículo.
O que chamou atenção foi que a decisão de Novelletto alterou o critério até então utilizado pela FGF. Daronco e Vuaden ficaram de fora dos jogos de volta das semifinais por estarem sendo preservados para as finais. O resumo disso tudo é que o único árbitro Fifa do Estado acabou ficando de fora da hora mais importante da competição. É inegável que isso gere questionamentos e alguma polêmica.
Talvez a coisa mais certa fosse tomar a decisão com maior planejamento. Seria melhor para todos que o encaminhamento tivesse ocorrido com maior antecedência, até para que as escalas anteriores fossem construídas com base nisso. Apesar desse desajuste, alguém teria de ficar de fora em qualquer circunstância. E os Gre-Nais ficam em boas mãos com Vuaden e Jean Pierre no apito. Eles terão o auxílio do VAR para as partidas.
Gre-Nal 419
- Árbitro: Leandro Vuanden
- Auxiliar 1: Elio Nepomuceno Junior
- Auxiliar 2: José Eduardo Cauza
- Quarto árbitro: Jonathan Pinheiro
Gre-Nal 420
- Árbitro: Jean Pierre
- Auxiliar 1: Rafael da Silva Alves
- Auxiliar 2: Lúcio Flor
- Quarto árbitro: Daniel Nobre Bins