A trajetória de Anderson Daronco no apito dos Gre-Nais começou no ano de 2014. Naquela época, o juiz ainda não fazia parte do quadro da Fifa e foi designado para atuar no clássico do primeiro turno do Brasileirão no Beira-Rio. Cinco anos depois, bem mais experiente e com o chamado "escudo branco" no peito, o árbitro se prepara para o quinto confronto da carreira, neste domingo (17), às 19h, na Arena, pela 10ª rodada do Gauchão.
O retrospecto nos quatro clássico apitados até agora é de total equilíbrio. Foram dois empates em 0 a 0, uma vitória do Grêmio por 3 a 0 e uma vitória do Inter por 2 a 0. A grande polêmica ocorreu no duelo pelo Gauchão em 2016, que foi marcado pela agressão de William em Bolaños. Daronco errou ao não expulsar o lateral-direito colorado, mas é preciso dizer que nem mesmo pela transmissão da televisão foi possível perceber a gravidade da jogada no momento em que ocorreu. O lance ganhou força no intervalo, a partir da confirmação da fratura do atacante gremista. Foi só depois desse fato que a transmissão da TV mostrou a imagem repetidas vezes e foi possível verificar a gravidade. Se tivesse o árbitro de vídeo nesse Gre-Nal, William certamente teria sido expulso.
Neste domingo, Anderson Daronco apitará um Gre-Nal com o auxílio do VAR pela primeira vez. Os paranaenses Rafael Traci e Ivan Carlos Bohn serão os responsáveis pelo recurso. Confira todos os clássicos apitados por Daronco:
GRE-NAL 402
Estádio Beira-Rio - Brasileirão 2014
Inter 2 x 0 Grêmio
Gols: Aránguiz e Cláudio Winck
GRE-NAL 405
Arena do Grêmio - Gauchão 2015
Grêmio 0 x 0 Inter
Expulsão: Pedro Geromel (Grêmio)
GRE-NAL 409
Arena do Grêmio - Gauchão e Copa da Primeira Liga 2016
Grêmio 0 x 0 Inter
Expulsão: Paulão (Inter)
* Lance polêmico envolvendo Bolaños e William
GRE-NAL 414
Arena do Grêmio - Gauchão 2018
Grêmio 3 x 0 Inter
Gols: Everton, Jael e Arthur