Anderson Daronco será o árbitro do Gre-Nal 418, o quinto da carreira dele. O único árbitro Fifa do Rio Grande do Sul levou a melhor no sorteio contra Leandro Vuaden, que apitará o Bra-Pel. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) manteve o critério e fez a coisa certa. O momento exigia a colocação dos dois primeiros nomes do ranking do apito gaúcho para as duas partidas mais importantes da décima rodada do Gauchão.
Há uma particularidade neste Gre-Nal. O uso do VAR gera a necessidade de que todos os envolvidos no clássico tenham passado pelo treinamento da CBF para as funções de árbitro de vídeo. Por isso, a equipe de Daronco será formada pelos auxiliares Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor. O quarto árbitro será Jean Pierre Lima, que apitou o Ca-Ju na rodada passada. Todos eles já realizaram o curso e estão aptos para a partida.
Justamente a exigência da realização do curso fez com que os árbitros de vídeo fossem trazidos de fora. Os dois responsáveis pelo recurso eletrônico serão os paranaenses Rafael Traci e Ivan Carlos Bohn. São os mesmos que atuaram no Gre-Nal do ano passado nas funções do vídeo.
Espero que a utilização do VAR seja sinônimo de evolução para a arbitragem deste Gre-Nal. Que as coisas se decidam no campo. E o que não for possível decidir dentro das quatro linhas, que possa ser resolvido com o auxílio de quem estará diante dos monitores.
Gre-Nal 418:
- Árbitro: Anderson Daronco
- Assistente 1: Rafael da Silva Alves
- Assistente 2: Lúcio Flor
- Quarto árbitro: Jean Pierre Lima
- VAR: Rafael Traci (PR)
- AVAR: Ivan Carlos Bohn (PR)
- Supervisor do VAR: Manoel Serapião
- Suporte do VAR: José Cláudio Rocha Filho
- Secretário da CBF: Cláudio Freitas