As manifestações nas redes sociais sempre se repetem quando Ricardo Marques Ribeiro é escalado para um jogo do Grêmio. Os torcedores reclamam que o retrospecto do time gaúcho não é bom com o juiz mineiro no apito.
De fato, os números não são favoráveis. Se pegarmos os últimos dez jogos comandados por ele, o Grêmio venceu apenas um, perdeu seis e empatou três.
Por outro lado, o histórico mostra que a última vitória foi fora de casa, em um jogo de Copa do Brasil no ano em que o Grêmio foi pentacampeão. Esse é justamente o cenário que o time gaúcho tem pela frente. A diferença é que agora a busca é pelo hexacampeonato.
Não acho que os números devam ser desprezados. No entanto, o que estou querendo dizer é que eles podem ser vistos por óticas favoráveis a um lado mesmo quando o cenário parece totalmente desfavorável. Precisamos analisar além dos números, especialmente quando se fala em retrospecto de arbitragem.
Nos jogos em que o Grêmio teve insucesso com Ricardo Marques Ribeiro no apito a explicação dos resultados passou longe do juiz. Não há uma sequência de erros graves cometidos por ele. O mesmo aconteceu quando o time gaúcho venceu o Atlético-PR, fora de casa, por 1 a 0, com gol de Bolaños, na Copa do Brasil de 2016.
Não creio que o Tricolor estará mais perto de perder ou de ganhar porque o árbitro escolhido foi este ou aquele. A análise precisa ser técnica. Ricardo Marques Ribeiro é um dos principais nomes do apito no Brasil. Está no quadro da Fifa desde 2009. Por conta disso, entendo que está bem escalado para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Flamengo, nesta quarta-feira (15), às 21h45, no Maracanã.
Vale lembrar que o juiz da Fifa terá o auxílio do árbitro assistente de vídeo na partida. A CBF escalou o paulista do Raphael Claus para desempenhar a função. Este é mais um motivo para apostarmos que o jogo será decidido na bola.
Flamengo x Grêmio - quarta-feira - 21h45 - Maracanã
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro - MG (Fifa)
Assistente 1: Kléber Lúcio Gil - SC (Fifa)
Assistente 2: Danilo Ricardo Simon Manis - SP (Fifa)
Quarto árbitro: Marcelo Aparecido de Souza - SP (CBF)
Árbitro de vídeo: Raphael Claus - SP (Fifa)