Anderson Daronco estava a caminho do Estádio Hernando Siles quando ficou sabendo que seria o árbitro do Gre-Nal 414, neste domingo (18), na Arena do Grêmio. O juiz nem teve tempo para comemorar o fato de estar escalado no clássico. Antes disso, sabia que precisava cumprir uma tarefa árdua. Apitar a partida entre The Strongest e Peñarol, pela Libertadores, nos 3.660 metros de La Paz.
Daronco controlou o jogo com advertências verbais em espanhol, mostrou cinco amarelos e marcou 29 faltas. Já no vestiário - cansado por conta da altitude, mas satisfeito pela boa atuação na vitória do time da casa por 1 a 0 -, o árbitro da Fifa começou efetivamente a pensar no quartoGre-Nal da carreira.
— A expectativa é sempre a melhor possível. Muito feliz de poder fazer parte de mais um Gre-Nal. É o jogo que todo árbitro sonha em estar. Tenho consciência da responsabilidade. Torcer para que seja um excelente clássico. Estou muito motivado e feliz por estar neste jogo — disse Anderson Daronco em mensagem de áudio enviada pelo WhatsApp.
O juiz da Fifa chega a Porto Alegre ainda nesta sexta-feira (16). No entanto, ainda terá uma viagem de três horas pela frente até Santa Maria, onde reside com a família. A escala no interior será rápida. A concentração da equipe de arbitragem começa no sábado em um hotel de Porto Alegre.
No Gre-Nal 414, Daronco não precisará superar altitude e nem falar espanhol. É bem mais fácil apitar na Bolívia.
Gre-Nal 414
Árbitro: Anderson Daronco
Assistente 1: José Eduardo Calza
Assistente 2: Leirson Peng Martins
Quarto árbitro: Eleno Todeschini
Quinto árbitro: André Bitencourt