Embora o uso do árbitro de vídeo ainda seja uma realidade distante para efeitos de Gauchão, a tecnologia está cada vez mais presente no trabalho da arbitragem do Rio Grande do Sul. Assim como ocorreu no ano passado, um drone auxilia nos treinamentos de campo da pré-temporada dos árbitros e assistentes.
Com a utilização do equipamento, imagens dos trabalhos práticos são captadas. Depois, os vídeos são analisados pelos instrutores e apresentados para a arbitragem durante palestras. O árbitro Igor Balke, responsável pela filmagem, ressalta que o uso do drone tem sido importante para observar e corrigir a movimentação dos árbitros dentro de campo.
– O objetivo é auxiliar na busca por um melhor posicionamento da arbitragem. É uma ferramenta que permite verificar, de um ângulo aéreo, o deslocamento do árbitro visando a tomada de decisão correta – diz Igor Balke, convidado especial da pré-temporada da arbitragem.
Os treinamentos práticos da arbitragem ocorrem no Estádio Municipal Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. As atividades fazem parte da pré-temporada do apito para o Gauchão 2018.