O Grêmio ainda não sabe quem enfrentará na semifinal do Mundial de Clubes. O adversário será conhecido neste sábado (9), às 11h, no confronto entre Pachucha, do México, e Wydad Casablanca, do Marrocos. Por óbvio, a arbitragem para a estreia do tricolor gaúcho ainda não definida. A curiosidade é que o melhor árbitro do mundo pode pintar no caminho do time de Renato, mesmo que não seja na primeira partida.
O alemão Felix Brych é o principal nome do apito para a competição nos Emirados Árabes Unidos. Ele foi eleito o melhor árbitro do mundo na temporada de 2017 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Tenho certeza de que ele não foi para o Mundial de Clubes para fazer jogos preliminares. As chances são grandes de que ele seja escolhido para confrontos envolvendo Grêmio ou Real Madrid, e até mesmo para uma possível final entre ambos.
Aos 42 anos, Felix Brych alcançou o posto de melhor árbitro do mundo depois de três temporadas aparecendo entre os cinco primeiros da lista. O prêmio contempla um 2017 em que o juiz apitou a final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Juventus.
O currículo do alemão é extenso. Desde 2004, soma mais de 500 jogos oficiais na carreira, incluindo 115 confrontos internacionais. Além disso, foi o representante da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
A premiação concedida pela IFFHS escutou jornalistas e especialistas de 91 países na escolha do melhor árbitro. Brych superou nomes como o italiano Nicola Rizzoli, os britânicos Martin Atkinson e Mark Clattenburg, o argentino Néstor Pitana e o holandês Bjorn Kuipers.