As polêmicas envolvendo o árbitro Heber Roberto Lopes duraram só até às 21h45min da quarta-feira (18). No momento em que apitou o começo do jogo entre Corinthians x Grêmio, o careca paranaense demonstrou segurança e teve desempenho que não deu margem para contestações.
A verdade é que foi uma partida de muita estratégia entre as duas equipes. Esse tipo de confronto costuma oferecer poucas jogadas de grande exigência técnica para a arbitragem.
Houve dois lances que podem ser registrados. No primeiro tempo, Geromel corta um cruzamento dentro da grande área. O defensor coloca os dois braços para trás e intercepta a trajetória da bola com a cabeça. Não houve o reclamado toque de mão.
Já na etapa complementar, há uma jogada na área do Corinthians. Houve contato de Jadson, mas sem intensidade para derrubar ou impedir a sequência da jogada de Fernandinho. O próprio atacante gremista não esboçou qualquer protesto pela penalidade, tamanha a normalidade da disputa. Não foi pênalti.
O mais importante foi que Heber Roberto Lopes não criou problemas. Soube usar experiência acumulada nos 540 jogos feitos em competições nacionais e internacionais ao longo da carreira.
Sem muita conversa dentro de campo, apitou 27 faltas e mostrou dois amarelos. Considero que houve certo exagero no cartão do atacante Lucas Barrios. Fagner, por sua vez, foi bem advertido.
Grêmio e Corinthians deixaram o gramado sem ter motivos para reclamar da arbitragem. O empate em 0 a 0 foi um resultado legítimo.