A imprensa do mundo todo redireciona seus esforços sempre que surgem eventos de alto impacto na população. Foi assim em setembro com os veículos da RBS na cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul. E está sendo assim, há uma semana, com a guerra deflagrada por Israel após ser atacado pelo grupo terrorista Hamas. Apesar da importância desses fatos, temos o desafio diário de não perder de vista outros assuntos relevantes.
Mesmo com a atenção voltada ao Oriente Médio, demos destaque para temas preocupantes na educação: o risco de apagão de professores da rede estadual em um futuro próximo e os dados do censo do Ensino Superior que indicam crescimento no ingresso em ensino a distância.
Sabemos que a educação é um problema estrutural no Brasil que historicamente ficou de fora da lista de prioridades dos governos de plantão. O jornalismo tem papel primordial no debate de como qualificar o ensino brasileiro, capacitar os professores e tornar os ambientes escolares mais atraentes aos alunos. Por isso, há cerca de um mês criamos uma seção exclusiva em GZH para temas de educação em todos os níveis.
Nesta segunda-feira (16), encartado em ZH, o leitor terá acesso a mais uma edição do Guia da Escola. O caderno mostra, entre outros temas, como a prática de atividades físicas, de qualquer modalidade, ajuda na promoção do desenvolvimento e faz a diferença no processo de aprendizagem, o que é preciso para promover a inclusão e como ajudar as crianças a lidar com a emoção. O conteúdo também estará na versão digital de ZH, que pode ser acessada pelo site e pelo aplicativo de GZH.
•••
O Dia das Crianças foi na quinta-feira, mas o presente para nossos leitores não tem prazo de validade. Zero Hora, em sua versão digital, preparou um caderno com crônicas escritas por 19 colunistas e comunicadores da RBS. Além de contarem as suas memórias marcantes de infância, os jornalistas exibem fotos de quando eram crianças.