Os veículos da RBS sempre estiveram presentes em grandes coberturas jornalísticas internacionais com a missão de trazer um olhar próprio, de analisar os impactos e os possíveis desdobramentos de determinado fato. O colunista e comunicador Rodrigo Lopes, que no ano passado acompanhou as primeiras semanas da guerra entre Rússia e Ucrânia, foi escalado há cerca de 10 dias para cobrir o confronto no Oriente Médio entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Já a partir deste sábado, teremos a presença de uma jornalista em outro tipo de cobertura internacional, mas não menos importante: a eleição presidencial na Argentina.
A também colunista e comunicadora Rosane de Oliveira trará suas impressões sobre o disputado pleito entre os candidatos Javier Milei, Patricia Bullrich e Sergio Massa. Rosane terá participações nos espaços de jornalismo da Rádio Gaúcha no sábado e no domingo e participará do programa Gaúcha Atualidade, direto de Buenos Aires, na segunda e na terça-feira. Ela também enviará conteúdos para GZH e Zero Hora, mostrando o clima pré-eleição, a apuração dos votos, o pronunciamento dos vitoriosos (o pleito poderá ter segundo turno).
Rosane, que pela segunda vez cobre uma eleição presidencial argentina, destaca a importância de os veículos da RBS estarem representados no país vizinho:
– A eleição é importantíssima para o Rio Grande do Sul, porque o país é o mais relevante parceiro comercial na América Latina e destino de boa parte das exportações gaúchas. O Grupo RBS não poderia estar fora desta cobertura.
Reportagem de Rafael Vigna mostra as razões para a crise econômica, política e social da Argentina e o que está em jogo na eleição deste domingo.