Na sexta-feira, encerrou-se uma das maiores feiras internacionais do agronegócio, a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Desde o domingo anterior, uma equipe de profissionais da Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho acompanhou presencialmente as novidades em tecnologia, as tendências, a troca de experiência, os debates e os negócios realizados na feira.
É tradição dos veículos da RBS valorizar e dar amplificação a eventos que mostram o que o Rio Grande do Sul tem de melhor. E é por isso que já estamos prontos, com o encerramento da Expodireto, para canalizar nossas atenções ao South Summit, que ocorrerá entre os dias 29 e 31 de março. Pela segunda vez consecutiva, Porto Alegre será sede desse encontro global que reúne startups, empresas e fundos de investimento prontos para expor e investir em projetos inovadores.
Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que a inovação e a transformação digital viraram ativos valiosos em todos os setores da economia, Expodireto e South Summit deixaram de ser eventos desconexos. Não há mais como falar de agronegócio, por exemplo, sem pensar em tecnologias inovadoras, que apontem caminhos para a alta produtividade e para problemas históricos como a estiagem.
Desde fevereiro, estamos produzindo reportagens sobre os preparativos e as novidades do South Summit. O repórter André Malinoski, que tem acompanhado de perto a organização do evento no Cais Mauá, nos dá a dimensão da importância dessa segunda edição no Brasil:
– O que me chama atenção são as soluções que serão apresentadas durante a competição de startups pelas oito representantes do RS. Há robôs que desinfetam ambientes hospitalares, coleiras inteligentes monitorando vacas, distribuição de energia limpa por assinatura e muitas outras propostas inovadoras. O número de empresas inscritas para a edição deste ano dobrou em comparação com 2022, o que evidencia a consolidação do evento de inovação no cenário nacional e também internacional.
Com a proximidade do South Summit, darei detalhes de como será a cobertura dos veículos da RBS nos três dias de evento. Até lá, nossos assinantes podem acompanhar os preparativos em ZH ou pelo site e aplicativo de GZH, por meio do link ao lado.