Falar de Porto Alegre é falar de um patrimônio dos gaúchos, uma cidade que encanta a todos pela beleza, pelas tradições e pelo acolhimento de quem nela vive – apesar das mazelas características das metrópoles. Na Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho, abordar temas da Capital sempre foi prioridade.
Temos uma equipe de repórteres e um colunista, o Paulo Germano, só focados no que acontece na cidade. Ficamos de olho no trânsito, nas obras, nos hospitais e postos de saúde, nas escolas e creches, na limpeza das avenidas e parques, na poda de árvores, nos buracos de rua, nos projetos em discussão na Câmara de Vereadores, nas medidas da prefeitura, na vida noturna, nos investimentos que vêm e vão. Não à toa, a cada aniversário de Porto Alegre preparamos conteúdos especiais para celebrar a data, sempre planejados meses antes para que possam realmente estar à altura do que a Capital representa.
Para marcar os 249 anos do município, completados nesta sexta-feira, o caderno DOC publica reportagem sobre uma das grandes apostas de renovação da área central, o Cais do Porto. De autoria dos repórteres Caue Fonseca e Bibiana Dihl, a matéria conta por meio de fatos e imagens como o Cais se confunde com a história da cidade. E também mostra como está o projeto de revitalização do espaço, com seus avanços e percalços.
E a partir dessa celebração, os veículos da RBS deram início também à contagem regressiva para os 250 anos. O projeto POA 250 se estenderá até março de 2022 e vai explorar várias facetas da cidade, como empreendedorismo, tradição, tecnologia e cultura na tentativa de entender a formação da identidade porto-alegrense.
Com a pandemia, está mais difícil ir à Orla para tomar chimarrão, ir ao cinema, passear no Brique da Redenção ou correr no Parcão. Quem sabe nos 250 anos, se estivermos todos vacinados, poderemos fazer o brinde que Porto Alegre merece.