Em meio ao retorno gradual das atividades na Europa e ao debate sobre o melhor momento para a retomada no Brasil, cabe aos veículos de comunicação da RBS buscar formas de inovar nos conteúdos e de atender às necessidades de um público que está há quase dois meses em distanciamento social. Por isso, neste fim de semana, a área de Esportes da RBS preparou uma programação de luxo para você que nos lê, ouve e assiste e está com saudade de ver a bola rolando.
Neste sábado, o futebol alemão recomeça o seu campeonato. E a Rádio Gaúcha vai narrar às 10h30min a partida entre Borussia Dortmund e Schalke. Um jogo de alto nível, mas também uma boa oportunidade de buscarmos inspiração para quando o futebol voltar por aqui.
No domingo, às 16h, Gaúcha e RBS TV vão reexibir a final da Libertadores de 1983 entre Grêmio e Peñarol, jogo que deu o primeiro título da América aos gremistas e a um clube gaúcho. Na rádio, a transmissão será de Pedro Ernesto Denardin, com comentários de Guerrinha e David Coimbra, reportagem de José Alberto Andrade e na central de esportes Marcos Bertoncello. Um detalhe: nenhum deles atuou pela Gaúcha naquele jogo.
Na RBS TV, o jogo terá narração original de Celestino Valenzuela. No estúdio, Lucianinho e Maurício Saraiva receberão convidados. É o primeiro de uma série de quatro clássicos. O próximo, no dia 24, será entre Inter e São Paulo pela final da Libertadores de 2006.
– Temos a responsabilidade de manter ativo o imaginário esportivo do público. Valorizar o esporte como ferramenta de proximidade, capaz de nos inserir socialmente no fato para deixar que a emoção e a leveza tomem conta das salas, casas e famílias gaúchas – diz o gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS, Tiago Cirqueira.
Carlos Etchichury, gerente-executivo de Esporte de Gaúcha, GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho, complementa:
– A valorização de um clássico alemão e a retransmissão da final da Libertadores representam um reencontro com uma das maiores paixões dos brasileiros. Será um final de semana especial para os amantes do futebol.
Aliás, ZH deste fim de semana faz um pré-aquecimento dessas duas coberturas, com reportagens sobre a volta do futebol alemão, com ficha dos jogadores e tabela do campeonato, e a grande final de 1983, com personagens marcantes daquele momento, além de serviço completo de como acompanhar as partidas pelas mídias do Grupo RBS.
Em GZH, você poderá acompanhar a partida na íntegra por meio de curiosidades, bastidores, fotos da época e opiniões dos comentaristas. Ao término do clássico, você terá a crônica do jogo e poderá ouvir os gols com a nova narração de Pedro Ernesto.
Bacana, né?.