Mais um nome do futebol no rumo da política gaúcha. Clemer, 55 anos, goleiro com mais títulos na história do Inter — são 354 jogos ao longo de oito anos —, acaba de se filiar ao partido Republicanos.
A ideia é concorrer a deputado em 2026, nas eleições gerais, que incluem Congresso Nacional e Assembleia Legislativa. Falta definir se Clemer vai a deputado federal ou estadual.
Nascido no Maranhão, o ex-goleiro fixou residência em Porto Alegre quando se aposentou com a camisa colorada, em 2009. É uma das apostas do partido para puxar votos. Sua filiação contou com a presenca dos caciques da sigla. Será pressionado a já concorrer a vereador da Capital este ano, embora não esteja em seus planos nesse momento.
Ao final da carreira de jogador, cujos títulos mais luminosos foram a Libertadores e o Mundial de 2006, engatou uma promissora carreira de treinador nas categorias de base do Inter. Conquistou muitos títulos, nacionais e estaduais. Chegou a assumir o time principal, primeiro como interino após a saída de Dunga, em 2013. Depois como efetivo, no fim do ano.
A carreira como técnico, no entanto, não chegou a engrenar como a de jogador, apesar do título estadual com o Sergipe, em 2016, e do vice gaúcho pelo Brasil-Pel, em 2018. Passou também pelo Glória, de Vacaria.
O ex-goleiro define sua linha de pensamento como “conservadora e com equilíbrio, retidão, transparência e diálogo”. Vale lembrar que Danrlei, ex-goleiro do Grêmio, está no quarto mandato de deputado federal seguido. Eleito pelo PTB em 2010, reelegeu-se depois pelo PSD.