Depois de desvincular-se do Cruzeiro, o filho de Ronaldinho está perto do Barcelona. Há dez dias na Catalunha, João Mendes de Assis Moreira, nome em homenagem ao avô que morreu na infância do pai, prepara sua incorporação ao juvenil do clube catalão, aos 17 anos. Está em fase de testes. As negociações estão sendo tocadas diretamente com o presidente Joan Laporta, através de Assis. O jovem é meia-atacante destro, mas usa o pé de esquerdo também.
Ronaldinho, que completará 43 anos em março, chegou à Espanha em 2003, após a passagem pelo PSG, que tanta polêmica rendeu pela maneira como saiu do Grêmio com destino à França. Foi o seu auge, sem dúvida. Chegou com o clube em baixa, apanhando do Real Madrid, e o recolocou no primeiro escalão europeu: quatro anos, 207 jogos, 94 gols e 17 títulos. O presidente era o mesmo de hoje: Joan Laporta.
A trajetória de Ronaldinho segue despertando interesse. Agora mesmo, uma equipe do canal Star Plus está em POA colhendo material — entrevistas, imagens na Vila Nova e pesquisa — para um documentário sobre a carreira do maior jogador gaúcho de todos os tempos, duas vezes eleito o melhor do mundo.
Se ficar no Barcelona, o peso do sobrenome pesará sobre os ombros de João, caçula do clã Moreira, uma família ligada à bola. Driblá-lo talvez seja o seu grande desafio.