Há duas leituras para o texto publicado pelo volante Victor Bobsin, 21 anos, figura carimbada nas seleções de base da CBF, destaque do empate em 2 a 2 do Grêmio com o Santos, com direito a assistência de cabeça para Diego Souza abrir o placar.
A primeira é de que a patrulha saiu do controle. Nem chegou a ser um erro grave do moleque, mas qualquer discordância quanto a uma decisão de um jogador no jogo vira ódio e perseguição.
No caso, Bobsin talvez pudesse ter dado mais rapidamente o passe para Douglas Costa. Que, por sua vez, mesmo fora de ritmo, talvez fizesse o gol da vitória. Talvez.
Prefiro a segunda leitura.
Torcedores, nas redes sociais, muitas vezes protegidos pelo anonimato e por não estarem frente a frente com o criticado, perseguem qualquer jogador com certa irresponsabilidade digital, por assim dizer.
No exibicionismo de parecer mais apaixonado pelo clube entre os usuários, sobem o tom e perdem estribeiras. É uma realidade sem volta. Figuras públicas como Bobsin têm de saber lidar com isso para não enlouquecer ou interferir no trabalho.
Foi o que fez o jovem Bobsin.
Ele usou o seu Instagram para reconhecer que poderia ter tomado outra decisão no lance, no caso acelerar a bola para Douglas Costa. Sem encucar, pediu desculpas, tentando se conectar com a paixão do torcedor, que nessas horas esquece que, não fosse Bobsin, talvez o Grêmio tivesse perdido.
Foi lá, deu a sua versão, sem estresse ou mágoa por ser criticado, e segue o baile. Se não dá para eliminar o lado perverso das redes sociais, melhor lidar com ele com naturalidade. É uma maneira de suavizar e até reverter a bronca a seu favor, pela grandeza do gesto pacífico.
Confira o texto de Bobsin, educado e desencanado:
Peço desculpa a torcida, porque realmente eu deveria ter tocado antes, no momento do jogo é muito rápido e acabei demorando pra (sic) o passe, pode ter certeza que sigo trabalhando e evoluindo pra que isso não aconteça mais! A todos que fazem uma crítica construtiva, muito obrigado, vou estar sempre disposto a escutar críticas e sabe lidar com elas! Grande abraço a torcida tricolor! Tamo junto!
Mandou bem o guri tricolor.