Em fevereiro tem Sul-Americano Sub-20, na Colômbia, classificatório para o Mundial da Indonésia. Nas duas últimas edições, o Brasil foi eliminado. A CBF, portanto, está particularmente interessada em valorizar o torneio para não pagar outro mico aos olhos do mundo.
Em outubro, o técnico gaúcho André Jardine fará uma convocação para treinos e amistosos, começando a preparação.
Do Inter, estão em seu radar três jovens talentos. São eles o meia Bruno Praxedes, o atacante Yuri Alberto e o volante Johnny. Jardine também é treinador da seleção olímpica, que defenderá, em Tóquio-2021, o ouro inédito conquistado na Rio-2016. Ele passou alguns dias em Porto Alegre acompanhando treinos de Grêmio e Inter para fazer avaliações.
Praxedes e Yuri estão muito nos planos para o Sul-Americano e o Mundial Sub-20, conforme apuração deste colunista. Não duvido que Yuri seja chamado no mês que vem, mesmo retornando de lesão muscular.
O que abrirá uma questão no Inter, levando-se em conta que Praxedes, de moral nas alturas na CBF (ele só tem 18 anos), também será chamado.
Ambos são reservas, eu sei, mas Yuri custou caro e veio para ser titular. Praxedes, embora não venha tendo chance, a qualquer momento pode recebê-la. Coudet o trata com especial carinho, pelo que pode ser no futuro.
Outubro será um mês terrível de jogos. Elenco será essencial, mas as competições da CBF valorizam ativos do clube. Uma equação complexa, já que o clube não é obrigado a ceder atletas para as categorias de base da CBF.