Era para ser só na grande final do campeonato e no clássico do segundo turno, mas a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai providenciar o uso do VAR no Gre-Nal de sábado, às 16h30min, no Beira-Rio, valendo vaga na final do primeiro turno do Gauchão 2020.
Foi um pedido dos presidentes de Grêmio e de Inter, Romildo Bolzan e Marcelo Medeiros, alertados pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman. É que há prazos legais a cumprir para o uso do VAR, inclusive solicitação com alguma antecedência.
Tão logo recebeu o aval de Inter e Grêmio, ao meio-dia de segunda-feira, Luciano pôs mãos à obra para viabilizar a estrutura, que terá profissionais de fora do Rio Grande do Sul na pilotagem. O custo da instalação da infraestrutura, que é de R$ 24 mil, será dividido entre Grêmio e Inter.
Até agora, em nenhuma partida do campeonato a equipe de arbitragem do campo teve a preciosa ajuda do olhar eletrônico na salinha de vídeo. Para os clubes do Interior, é inviável, já que os valores seriam pagos pelos próprios clubes. O árbitro do quadro gaúcho que comandará o clássico que definirá vaga na final do turno ainda não foi anunciado.