Durante quase todo o ano, a velha e boa gangorra Gre-Nal parecia quebrada, com as duas pontas da rivalidade no alto, seja na Copa do Brasil ou na Libertadores até os momentos decisivos. Falávamos em Gre-Nal para decidir o mata-mata nacional e definir uma vaga na grande decisão da mais importante competição das Américas.
A derrota inexplicável do Inter para o CSA por 1 a 0, com as escolhas de Odair Hellmann diretamente envolvidas (o pênalti de Uendel, um atacante que não chuta, como Parede, as mexidas táticas de tirar um lateral e deslocar um volante para o lugar), colocam o Inter na sua pior crise em 2019. As vozes do vestiário vermelho em Alagoas não o garantiram no cargo. A questão ficou no ar.
Enquanto isso, o Grêmio vence o Ceará por 2 a 1, no Centenário, empatando em pontos com o Inter no Brasileirão. Além do mais, recupera Geromel e Maicon, que fazem os gols da vitória e exibem atuações de luxo. Logo ali adiante tem o Flamengo no Maracanã, um duelo em semifinal de Libertadores. A gangorra está de volta, e pendendo para o lado tricolor neste momento.