Uma curiosidade histórica deste Grêmio que é líder isolado no Grupo B do Campeonato Brasileiro Sub-17, com 10 pontos ganhos. São 10 participantes na chave. O time fez 3 a 0 no Gre-Nal, 6 a 4 no América-MG, 2 a 1 no Vitória e 3 a 3 com o São Paulo.
O atacante Valber é um dos destaques da equipe do técnico Douglas Rodrigues. Sim, ele é filho do meia Valber, um dos grandes inimigos do Grêmio na década de 1990, jogando pelo Palmeiras Parmalat.
Depois que brigou com o volante Dinho atrás de uma goleira, no Olímpico, aí é que Valber virou persona non grata entre os gremistas. Naquela partida, o Grêmio aplicou 5 a 0 no Palmeiras. Em São Paulo, perdeu de 5 a 1, mas avançou no saldo de gols.
Pois agora, passados 24 anos da briga a socos com Dinho, o ex-jogador Valber pai torce feito doido pelo Grêmio. Chegou a morar em Porto Alegre para ficar perto de Valber filho. Era presença frequente nos treinos.
Agora, voltou para São Paulo para um tratamento de saúde, mas voltará logo. Seu plano é estar a maior parte do tempo possível ao lado do filho, uma promessa que vai se dando muito bem na base da Grêmio, entre gols e assistências.