Peço licença à novela do fica ou não fica de Renato Portaluppi no Grêmio para falar de um evento que, às vezes, passa batido, mas é um case de raro sucesso no futebol brasileiro.
Do oeste do Estado, a 506km de distância de Porto Alegre, para o mundo. Estão abertas as inscrições da mais relevante competição infantil de futebol das Américas. O Efipan (Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano) é disputado em Alegrete desde 1980, organizado pelo Clube Escolinha de Futebol Flamengo, o popular Flamenguinho, com apoio da prefeitura, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e do Governo do Estado.
Trata-se de um raro exemplo de perseverança, competência, organização e sucesso fora do guarda-chuva da CBF. No ano que vem, os jogos acontecerão entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro. Tévez, Ronaldinho, Robinho, Riquelme, Neymar e até Lionel Messi passaram pelos campos do Efipan.
Na edição 2019 será possível acompanhar os jogos por um aplicativo no celular. O futuro do futebol sul-americano passa pelo Alegrete há 39 anos. O Palmeiras – venho alertando para o trabalho verde na base, adiante do mecenato milionário da Crefisa e seus reforços a peso de ouro – defenderá o bicampeonato.