Imagino que vá ser o primeiro Gre-Nal nordestino de todos os tempos. Já tem até data marcada: no dia 15 de setembro, sábado, data de aniversário do Grêmio, na cidade de São Luís. Trata-se de uma linda iniciativa dos consulados de Grêmio e Inter sediados na capital do Maranhão.
O cearense Jardel (Grêmio) e o maranhense Kleber Pereira (Inter) já confirmaram presença. Os organizadores prometem contatar outros ex-jogadores em vermelho e azul, com a ajuda dos clubes, oficialmente, e através de consultados no Brasil inteiro.
Toda a renda será revertida para o centroavante Caio, 63 anos, campeão da Libertadores e do Mundial em 1983 com o Grêmio.
Vítima de uma trombose, ele teve parte da perna direita amputada em 2017 acima do joelho, quando ganhava a vida como taxista, em São Luís. Agora, acaba de perder um pedaço da esquerda, da mesma maneira. A ideia, inicial e imediata, é comprar próteses.
Em 2014, o ex-jogador e ídolo gremista Tarciso angariou cerca de R$ 20 mil para ajudar no tratamento da trombose, então na perna esquerda (incluindo contribuições de Renato Portaluppi e Hugo de León). A operação, ocorrida em dezembro daquele ano, foi custeada pelo empresário gremista Sérgio Madalozzo, diretor da Globalfut, e que operava o Sport Club Ivoti.
Caio ficou na cidade de Ivoti por alguns meses, após ter escapado da amputação, mas resolveu voltar para o Maranhão, onde a trombose se agravou. Ele vive em um subúrbio de São Luís, locomovendo-se por meio de uma cadeira de rodas.