Na hora de tirar jovens talentos dos clubes brasileiros, dinheiro nunca foi problema para os tubarões da Europa. Mas, dessa vez, o valor importou menos ainda. O Barcelona pagaria o que fosse preciso, à vista, para acionar a cláusula que permitia antecipar a saída de Arthur, até então marcada para dezembro.
É que Arthur será titular do Barcelona.
Lá atrás, naquela primeira reunião, quando vazou a foto com a camisa do Barcelona, ele era uma opção. Com muita sorte, pegaria banco. Não havia lugar no meio-campo de Valverde. Sua presença não era tão urgente. Só que Iniesta deixou o Camp Nou. E, agora, também Paulinho está saindo. Voltou para o Guangzhou Evergrande, China.
Não por acaso, suponho, a notícia sobre Paulinho surgiu, na imprensa espanhola, quase ao mesmo tempo do anúncio oficial da chegada de Arthur.
São duas vagas abertas no meio-campo do Barcelona. Claro que a concorrência ainda é pesada. Busquets não sai do time nem por decreto. O croata Ratikic pode ser campeão na Copa da Rússia. Claro que arrumar espaço neste meio-campo segue sendo difícil. Não esqueçamos de Philippe Coutinho e Messi, ainda que eles exerçam funções diferentes, mas são duas vagas a menos.
A saída de Iniesta e Paulinho é um indicativo das pretensões do Barcelona. Arthur fará pré-temporada com chance real de ser titular logo, sem aquele período de adaptação. Vai depender dele, é claro. Mas o fato é que a fila de meio-campistas está andando no Camp Nou, e isso é bom para Arthur.