Pelo cenário do último treino em território chileno, antes do jogo desta quarta-feira com o Deportes Iquique, veremos um Grêmio um pouco diferente no jeito de jogar. Não que vá abrir mão da troca de posses, uma marca sua desde os tempos de Roger Machado, e que tornou-se menos radical a partir da chegada de Renato Portaluppi.
O fato é que o técnico agora tem um centroavante em paz com os gols e confiante: Lucas Barrios. E vai jogar em função dele, que marcou quatro dos últimos cinco gols do Grêmio.
Leia mais:
"Meu momento é bom, tenho que aproveitar", diz Barrios
Novo titular, Barrios caminha para superar marca de Barcos no Grêmio
Iquique x Grêmio: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Não por outro motivo, Renato treinou movimentos com a saída de bola entre Michel (escalado no lugar de Maicon) e Ramiro. E, na sequência, a busca dos flancos, com os laterais (Leo Moura e Marcelo Oliveira) em combinação com os extremas.
Vai trabalhar em função do seu fazedor de gols, conforme a expressão criada pelos dirigentes. Além de ser um jogo para garantir o primeiro lugar do Grupo 8, também está em disputa os mandos de campo nos jogos de mata-mata.
Vale lembrar que, além de Douglas, há muito tempo fora, também Bolaños está ausente. Será uma formação menos criadora e mais definidora. Se o Iquique tiver mais posse de bola, não será absurdo. Trata-se de estratégia. Quem tem de atacar à morte são os chilenos.
Se ganhar, o Grêmio terá a melhor campanha da fase de classificação da Libertadores, já que pedalará o inofensivo Zamora na Arena.
*ZHESPORTES