Um dos maiores erros que você pode cometer na vida é não prestar atenção aos sinais. Porque ela, a vida, está sempre mandando avisos. Você só precisa atentar a eles e, baseado nas indicações, mudar.
Por “sinais”, não estou me referindo a algo sobrenatural, Deus ou os espíritos ou um santo protetor fazendo interferências a partir do Firmamento ou do Éter. Nada disso. Mas, quando você está cometendo um erro, você está, precisamente, “cometendo”. Isto é: você está no gerúndio – as coisas estão em andamento.
Erros desse tipo, na verdade, não são um só: são um acúmulo de erros, algo que vai acarretar numa única consequência que será do tamanho da soma. Um erro apenas, ou alguns poucos, não seria tão grave. Mas você os está reunindo e, quando se der conta, estará diante de uma parede tão espessa e alta que será impossível de derrubar ou de saltá-la.
Poderia fazer esse o raciocínio a respeito dos acertos. Eles também são cumulativos. Ler um livro não fará de você um homem culto. Ir um dia à academia não o transformará em um Maciste. São necessários muitos livros, e bons livros, e muitos dias de suor na academia, com bons treinadores, para que você se torne o cara forte, bonito e sábio que quer ser.
Tome um exemplo banal, de fácil entendimento: os sinais que o time do Grêmio está emitindo para a direção do clube. O sinal mais forte é o mais óbvio: os resultados ruins. O segundo sinal importante também é evidente: as atuações não são boas. Mas há outros dois sinais terríveis, só que mais sutis: os jogadores expulsos e os jogadores lesionados.
Quando o número de expulsos e lesionados aumenta, é porque o time está correndo mal, está constantemente tendo de perseguir o resultado e não sabe como fazer. Times com método de jogo não precisam correr tanto, não se desgastam tanto e não perdem o controle emocional.
Um time bem treinado, quando toma um gol, conhece o procedimento padrão. Com o a tripulação de um avião em meio à forte turbulência, reage sem pressa, mas com rapidez. Cada jogador está concentrado numa tarefa que conhece previamente, e ele a cumpre com precisão.
Um time mal treinado, quando toma um gol, se perturba, porque não tem certeza do que ocorrerá a seguir. Alguns jogadores caem em desânimo e murcham em campo, outros se desesperam e tentam resolver os problemas sozinhos. Os primeiros viram inimigos da torcida, os outros são expulsos ou se lesionam.
Depois de uma sequência de partidas com esse histórico, vem a consequência trágica. Que pode ser uma série de humilhações ou até uma queda de divisão. Esse é o Grêmio de 2020.
Os sinais estão postos e são límpidos. Basta olhar para ver.