O governo do Rio Grande do Sul prepara um plano de recuperação de estradas que prevê investimento de cerca de R$ 1 bilhão nos próximos meses. O programa antecede o plano de concessão previsto para ser lançado ainda neste ano e que envolve mais de mil quilômetros de rodovias estaduais que serão transferidas à iniciativa privada.
Os detalhes sobre o investimento ainda são mantidos em sigilo pelo Estado, pois ainda estão sob definição. O certo é que a maior parte dos recursos será destinada à recuperação do asfalto em trechos considerados precários, como as estradas da Serra, por exemplo — neste caso, a RS-122 e a RS-453 deverão passar por reforma.
Estão previstas ainda construções de acessos municipais em locais onde não existe asfalto. O investimento pretende transformar o Rio Grande do Sul em um "canteiro de obras" no segundo semestre.
O programa vem para tentar afastar o estado de calamidade de algumas estradas. Na serra gaúcha, por exemplo, a RS-122 — uma das mais importantes e movimentadas vias da região — apresenta buracos, desníveis e elevações no pavimento provocados pelo excesso de peso de veículos.
Não é só na Serra, o Estado todo carece de estradas melhores.