Para evitar aglomerações e garantir a vacinação de forma ordeira em Porto Alegre, a imunização de pessoas a partir dos 65 anos ficou para quinta-feira (8). A partir de segunda-feira (5), começa um mutirão para aplicar as 102.585 doses de vacina contra o coronavírus que chegaram nesta sexta. Um dos focos vai ser a segunda rodada para quem já recebeu a primeira dose. Outro, será a aplicação para profissionais da segurança pública.
Para atender policiais da Brigada Militar, Polícia Civil, guardas municipais, bombeiros, policiais rodoviários e agentes penitenciários serão usados dois pontos de drive-thru. Os locais que serão exclusivos para profissionais da segurança são os estacionamentos do hipermercado BIG: um na avenida Sertório, zona norte; outro na zona sul, no BarraShoppingSul.
Pela faixa etária, havia perspectiva de começar a vacinação de 11 mil pessoas com 65 anos a partir do início da semana, mas isso acabou ficando para quinta-feira. Serão, então, três dias para esse público: quinta, sexta e sábado.
– Organizamos de forma a evitar aglomerações. Tem mais doses neste lote, importante mantermos a organização para manter a eficiência da vacinação – afirma Fernando Ritter, coordenador da Vigilância em Saúde, da prefeitura de Porto Alegre.
Do total de doses deste novo lote - 102 mil - 66 mil serão para aplicação de segunda dose. Ou seja, aquele movimento que vimos nos postos de saúde de faixa da população com mais idade vai voltar nos próximos dias. Daí a necessidade de não se misturar muita gente nos postos de saúde.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre vai procurar o exército para tentar um caminho para ampliar ofertas de ponto de vacinação.
As vacinas que foram entregues hoje pelo Ministério da Saúde fazem parte do maior lote de imunizantes à disposição para serem aplicados de uma só vez - para todo o Estado, são 645.150 doses.