Há quem pule cedo da cama para ser um dos primeiros da fila e quem coloque a melhor roupa para o dia da vacinação contra o coronavírus. Todos, independentemente do ânimo, encaram questões que vão desde a documentação necessária para receber as doses até dúvidas mais triviais, como a possibilidade de fazer foto do momento da picadinha no braço.
Repórteres que cobrem diariamente a vacinação contra a covid-19 em Porto Alegre trazem dicas que podem ajudar a se preparar para a vacinação e escolher entre um posto de saúde ou um ponto de drive-thru. Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, a enfermeira Taís Anelo também contribui com orientações. Veja abaixo as dicas.
No posto de saúde
Se tiver fila, fico ali, procuro outro posto ou volto outro dia?
SMS — A dose daquela faixa etária que estiver indo se vacinar está garantida. Se a fila estiver muito grande, a pessoa pode ir em outro dia. Em dias de troca de faixa, a movimentação é maior.
Tem posto mais movimentado e posto menos movimentado?
GZH — Sim, Modelo e Santa Marta, mais centrais, têm filas maiores. Santa Cecília e IAPI também registram grande procura. As unidades dos bairros têm menos movimento.
SMS — Geralmente, os mais centrais, como o Modelo, são os mais movimentados. Os mais periféricos são os de menos movimento.
Tem melhor hora para ir a um posto?
GZH — O horário do almoço e depois das 15h costumam ser tranquilos, mas tudo depende de como está o dia. O tempo influencia muita no movimento. Se puder, evite a manhã.
SMS — É relativo, mas se nota movimento maior pela manhã.
Tenho que levar cadeira?
GZH — Muitas unidades têm cadeiras e tendas do Exército que servem como abrigo na espera para receber a vacina. Mas, como a fila pode demorar, se a pessoa tiver problemas de passar muito tempo de pé, é bom levar.
SMS — Não tem problema levar, até porque algumas pessoas têm dificuldades de locomoção. Tem bancos e cadeiras para um número reduzido de pessoas.
É recomendável levar água e lanche?
SMS — Depende de quanto tempo vai demorar. Claro que a gente precisa considerar que os idosos são mais frágeis... Mas tem vezes que a vacinação é tão rápida que a pessoa chega e já é atendida.
GZH — É recomendável, pois pode demorar.
Corro o risco de faltar vacina na minha vez? Se isso ocorrer, o que faço?
SMS — Se a pessoa se enquadrar na faixa etária garantida no anúncio da prefeitura, ela vai receber. O que acontece é que, pelo movimento, o posto não tem como atender todos dentro daquele horário de funcionamento. Não vai faltar vacina, o que pode acontecer é encerrar o horário de funcionamento.
No drive-thru
Drive-thru tem menos risco de contágio do que posto de vacinação?
SMS — Sim. Tem menos contato com outras pessoas, o que diminui o risco de contaminação.
Queria me vacinar em drive-thru, mas não tenho carro. Posso ir de aplicativo ou de táxi?
SMS — Pode.
Posso me vacinar de moto ou de bicicleta no drive-thru?
SMS — Não era permitido, mas passaram a aceitar as pessoas que chegam de bicicleta.
Pode ter mais de uma pessoa dentro do carro para ser vacinado no drive-thru? Tem um limite de pessoas?
SMS — É aconselhado o distanciamento mínimo dentro do carro, mas não tem limite. A gente pede que não se aglomere. Cinco pessoas dentro de um carro é demais.
Tem drive-thru mais ou menos movimentado?
GZH — Tem. O do estacionamento do Big da Sertório costuma ser o mais movimentado.
SMS — Por experiência do último fim de semana, foi o Beira-Rio e o do Big da Sertório. PUCRS recebeu menor movimento nos últimos dias.
Tem melhor horário para ir a um drive-thru?
GZH — Durante a tarde, a partir das 14h, 15h.
No posto ou no drive-thru
Posso fazer uma selfie ou fotografar o familiar que está sendo vacinado?
GZH — Pode. Os profissionais são muito receptivos e até participam das fotos.
SMS — Pode, sim, tanto nos postos de saúde quanto nos pontos de drive-thru. Mas precisa tomar cuidado para ver se o profissional de saúde quer aparecer. É uma questão de direito de imagem. Mas foto focando na aplicação da dose, pode fazer.
Na segunda dose também preciso levar carteira de identidade e comprovante de residência?
SMS — Sim. Leve a mesma documentação, além da caderneta de vacinação.
A pessoa pode escolher a vacina (Oxford /Astrazenca ou CoronaVac)?
SMS — Não, tem que ser a vacina disponível no momento.
O profissional que vacina precisa mostrar a seringa com a dose dentro?
SMS — Sim. Deve mostrar a seringa com a dose e, depois da aplicação, a seringa vazia. É uma orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
O que fazer se o profissional não mostrar a seringa com a dose?
SMS — O vacinado pode pedir para ver.