Apesar do avanço nas restrições, a prefeitura de Porto Alegre não vai impor nenhuma medida para impedir que o porto-alegrense frequente parques e praças. Hoje pela manhã, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o prefeito Nelson Marchezan, reforçou a ideia de que não há motivo para impedir a presença de pessoas nestes locais. O prefeito justificou a posição:
- As evidências no mundo todo indicam que o lugar mais seguro possível para as pessoas é em casa. As mesmas evidências apontam que o segundo são os locais abertos. Por isso, não podemos penalizar quem vai a um parque ou a uma praça.
O argumento do prefeito é que locais abertos servem de escape momentâneo para quem está enfrentando as restrições, são locais com baixo risco de contágio e , por isso, devem permanecer abertos com respeito às regras de distanciamento físico
E faz sentido. Respeitado o distanciamento, com o uso de máscara, sem aglomerações por que fechar o único local possível perto de casa para algum respiro ao ar livre em meio à pandemia? Cabe a cada um nós respeitar isso e poder desfrutar do mínimo de lazer nesta época.