O técnico Renato Portaluppi foi o grande nome do primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho. Um 0 a 0 regado a estratégia e que coloca o Grêmio a uma vitória simples do hepta.
Sabendo dos bons movimentos dos volantes do Juventude, o treinador do Grêmio avançou o time e nunca deu chances para um saída de bola tranquila do time casa. Villasanti e Pepê marcaram de perto o volante Caíque, e o Juventude nunca conseguiu ter organização para pressionar a zaga gremista.
Além disso, Renato também não arriscou muito. Os zagueiros Rodrigo Ely e Kannemann optaram por um jogo de bola longa, procurando o centroavante Diego Costa e deixando a bola longe da área. Mesmo assim, a única chance do time da casa foi em um erro grosseiro da dupla Caíque e Rodrigo Ely.
O contra-ataque foi a escolha de Renato para ganhar o jogo, mas isso não ocorreu porque faltou capricho para Pavon em dois lances na primeira etapa.
Na Arena, abre-se outro jogo e outra estratégia. A vitória dará o título ao Grêmio, mas antes Renato terá que ter a mesma competência que teve no jogo do Alfredo Jaconi. Na tarde quente de Caxias do Sul, Renato foi o grande vitorioso.