Perder é do esporte, mas a derrota do Grêmio para o Vasco da Gama no Rio de Janeiro vai além de uma atuação ruim do time de Renato. Em um melancólico São Januário sem a presença de torcida, o que se viu foi um arremedo de equipe, que sucumbiu ao pior time da competição até o início desta rodada. O 1 a 0 dos vascaínos foi justo, e os tricolores voltam a Porto Alegre tentando entender o motivo do decréscimo de rendimento.
O Grêmio, nesta temporada, construiu a confiança dos seus torcedores com muita garra e disputas acirradas. O time do técnico Renato sempre teve como característica o fato de competir. E isso, claramente, fez falta na derrota contra o Vasco.
O Grêmio, contra Goiás e principalmente contra o Vasco, foi pouco competitivo e alguns jogadores, inclusive, receberam críticas do técnico Renato. Mesmo sem citar nomes, o treinador tricolor disse na entrevista coletiva que alguns atletas precisam se dedicar mais, o que escancara o que todos viram. Faltou competição ao time gremista.
No futebol, é preciso querer sempre o mesmo (ou mais) que o adversário, e não foi isso que vimos do Grêmio em São Januário. O Vasco sempre esteve à frente no quesito vontade, e isso é inadmissível. Reencontrar a competição deve ser o objetivo da semana no Grêmio. Depois, claro, podemos avaliar os conceitos individuais e coletivos, que parecem ter desencaixado, mas insisto, no entanto, que antes de jogar bem é preciso querer, e o Grêmio precisa entender definitivamente isso.