Jogando contra o então lanterna do Brasileirão, o Grêmio foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0 e acabará a rodada fora do G-4. Sem Kannemann, o técnico Renato Portaluppi voltou a utilizar um esquema com dois zagueiros (Bruno Alves e Bruno Uvini), mas acabou sofrendo o gol logo após a entrada de Gustavo Martins e a volta do sistema com três defensores. Após o jogo, o treinador explicou as circunstâncias da alteração.
— No momento que fiz a troca, o Vasco estava com jogadores altos, já tínhamos conversado sobre isso. Eles começaram a alçar a bola na área, tirei um jogador e coloquei o terceiro zagueiro. Já estamos jogando assim, eles estão entrosados, mas infelizmente tomamos o gol. Perdemos um jogo que não poderíamos perder, estamos na parte de cima, deveríamos ter aproveitado melhor a posição deles na tabela e a situação psicológica — argumentou, antes de admitir que a equipe não teve bom desempenho:
— Ficou abaixo (do esperado). Já conversei com eles após a partida e cobrei. Uma equipe que pensa em título e Libertadores do ano que vem não pode jogar abaixo do esperado. Alguns jogadores poderiam ter se entregado mais. Cada partida é uma decisão, para eles e para nós, todos jogos são importantes.
E as críticas de Renato, ainda que leves, seguiram ao longo da coletiva. O treinador, inclusive, deu a entender que alguns jogadores devem perder as oportunidades que vêm recebendo do comandante da casamata gremista.
— Sou que eu cobro deles, eles têm direito de expor suas opiniões, mas ninguém falou. Eles estão em um clube como o Grêmio, que tem tudo do bom e o melhor, a única coisa que cobro deles é entrega dentro do campo. Meu grupo deu uma inchada e a fila anda, as oportunidades estão sendo dadas, se não aproveitou, o outro companheiro vai ter oportunidade.
Com o resultado, o time gremista vê a chance de título do Brasileirão cada vez mais distante. Estacionado nos 30 pontos, o time caiu para o quinto lugar e ficou a 13 pontos do líder Botafogo — diferença que poderá ser ampliada para 16 ao final da rodada.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Fluminense, em casa, às 16h. O Tricolor terá a semana livre para treinamentos e pode ter novidades para o próximo final de semana com uma possível estreia dos novos contratados, como Rodrigo Ely e o atacante João Pedro Galvão.