Na última terça-feira, 15 estudantes de Jornalismo passaram cinco horas com repórteres, colunistas, editores, recrutadores e gestores de Zero Hora, GaúchaZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho. Os futuros colegas de profissão eram os finalistas do concurso Primeira Pauta, que premia cinco jovens com uma semana de imersão na Redação Integrada, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro.
Nesta edição, como já noticiamos, Camila Pellin (UPF), Henrique Tedesco Abrahão (Unisinos), Isabel Linck Gomes (UFRGS), Darlan Fagundes Witchaki (Unipampa) e Erika Dal Carobo Viana (Unipampa) foram os vencedores. Mas todos ganharam no seminário de terça-feira – nós, que nos revigoramos, e os finalistas, que compreenderam um pouco mais a dinâmica do jornalismo profissional.
Criado em 2009, o Primeira Pauta é um dos eventos mais queridos pela Redação. É empatia na veia. Impossível não se enxergar naqueles jovens na faixa dos vinte e poucos anos, no meio do curso, cheios de sonhos e dúvidas sobre a profissão.
– Acho que a gente ajudou a mostrar que sim, eles escolheram a profissão certa – diz Rosane Tremea, que ciceroneou o grupo.
Entre os profissionais que conversaram com os estudantes, Pedro Moreira, editor digital de GaúchaZH, sintetizou as transformações em curso nos veículos da RBS com uma sequência de perguntas:
– Quem entrou na faculdade querendo trabalhar em rádio?
Três levantaram o braço.
– E quantos pensavam em jornal impresso? – prosseguiu.
Uns seis se manifestaram.
– E com o digital? – foi adiante.
Outros se identificaram.
Então, o editor concluiu:
– Pois saibam que na Redação Integrada, hoje, não temos mais essas diferenças. Todos fazem rádio, jornal e digital.
Para os cinco vencedores, nos vemos no dia 28.
Será que eles gostaram do que ouviram no seminário? Deixo que o leitor tire suas conclusões lendo mensagens enviadas instantes após o encerramento do encontro, às 19h de terça, para um grupo de WhatsApp:
19h33min – “Gratidão por todo o tratamento!! Espero voltar logo. Foi um prazer viver essa experiência”.
19h44min – “Foi uma experiência única. Obrigada!”.
19h47min – “Quero agradecer de coração por esse dia maravilhoso junto com vcs. Abração a todos”.
20h33min – “Obrigada por pensarem na programação e na logística com tanto carinho e tratarem a gente tão bem. Foi incrível! Momentos e pessoas que vou levar pra vida”.
21h – “Obrigada por nos ofertarem essa experiência e pelo carinho e atenção com o qual nos receberam”.
21h19min – “Obrigado, obrigado, obrigado”.
21h20min – “Foi tudo incrível. Obrigada pelo carinho e atenção conosco. Foi uma experiência positiva e, com certeza, de aprendizado”.
11h15min – “Bom dia! Em casa, descansando e com profundo sentimento de gratidão! Espero que esse projeto continue!”.
Para os cinco vencedores, nos vemos no dia 28.