Em um Estado que contabiliza 500 mil desempregados e patina em diferentes áreas estruturais, é fácil escorregar para um jornalismo ranzinza. A energia negativa costuma hipnotizar redações.
Mas o jornalismo do Grupo RBS tem se esforçado ao longo dos anos para não fisgar a isca da rabugice. Continuamos sendo críticos, mas também reconhecemos a excelência, estimulamos a inovação e mostramos belezas abaixo do Mampituba.
A mais recente aposta neste sentido se iniciou na última terça-feira na RBS TV, na Rádio Gaúcha e em GaúchaZH e na quarta-feira em ZH. Trata-se do Te Mostra, Rio Grande, dedicado a dar visibilidade a líderes que se tornaram referência para comunidades com seus exemplos de empreendedorismo.
O primeiro episódio da série Te Mostra narrou a trajetória de Gustavo Guertler, CEO da Belas Letras, uma editora de Caxias do Sul, na Serra, que incentiva a solidariedade dos seus clientes com o projeto Compre 1, Doe 1. Funciona assim: quando um cliente adquire um livro pelo site, ganha outro.
Na embalagem, vai uma carta com dicas do que fazer com o livro doado: "Pegue este livro e o leve a alguém. Leia-o para alguém, conheça um hospital que faz um trabalho com crianças carentes, um orfanato, uma instituição qualquer da sua cidade que faz o bem e você nunca visitou. Não é apenas pra entregar o livro. É por você também".
Bacana, né?
Na sexta na RBS TV, na Gaúcha e em GaúchaZH e na edição de ZH deste final de semana, contamos a história da veterinária Lídia Linck Lagemann, administradora da Biotecno – Refrigeração Médica, que criou um sistema de emergência em Santa Rosa, no Noroeste, capaz de garantir o funcionamento de freezers e refrigeradores mesmo sem energia elétrica.
Personagens interessantes como Guertler e Lídia existem às mancheias no Estado. Pelo menos mais 10 empreendedores terão suas trajetórias bem-sucedidas mostradas até novembro. Eles são protagonistas em suas comunidades, criando startups, transformando a indústria tradicional, revolucionando o agronegócio, inovando no setor de serviços.
O Te Mostra, inspirado numa série de reportagens publicadas há uma década, chamada RS que Dá Certo, vem na esteira de iniciativas jornalísticas que bebem em uma mesma fonte. Em janeiro, lançamos o RS que Inspira, no caderno DOC, que retratou iniciativas de voluntários sociais, de educadores e de agentes da inovação. Em agosto, publicamos dois guias especiais, Viagem pelo RS, focados no turismo regional e na beleza do Interior. Estamos falando apenas do que foi criado em 2019 – seria impossível mencionar neste espaço tudo o que fizemos ao longo dos últimos anos para estimular as boas ideias.
Com o compromisso de equilibrar o pessimismo típico de períodos inamistosos, seguimos abrindo páginas, levando para o digital, para o rádio e para a TV o exemplo de histórias inspiradoras.